A candidatura do PPD/PSD - Soares Marques teve conhecimento em primeiro lugar através dos meios de comunicação social do agendamento pela rádio voz de Mangualde dos “debates” das freguesias.
A realização de quaisquer debates pressupõe um prévio acordo com as candidaturas sobre a data e os termos em que os mesmos decorrerão, designadamente para indagar da disponibilidade dos candidatos, considerando o período de férias e assegurar a imparcialidade e isenção dos realizadores. Manifestou esta candidatura disponibilidade para que os seus candidatos participassem nos debates desde que, fosse assegurado que os seus realizadores não teriam qualquer intervenção activa no apoio de qualquer das candidaturas ao próximo acto eleitoral nem animosidade contra qualquer candidato interveniente. Não queremos, nem aceitamos, que os realizadores participem activamente na campanha desta candidatura e também não aceitamos que os realizadores tenham intervenção activa da campanha de qualquer outra candidatura.
Por tal razão não podemos aceitar que os “debates” sejam moderados por José Marques o qual publicamente apoia uma candidatura, desconhecendo se será candidato, e apresentou queixas infundadas à Inspecção Geral de Administração Local e Provedor de Justiça contra o Presidente da autarquia, Soares Marques, relacionado com a não admissão nos quadros de pessoal da autarquia do seu cônjuge.
Por outro lado, estando a decorrer o prazo de apresentação de candidaturas, antes de terminada não se poderá com certeza saber quem são os candidatos das diversas forças politicas, a elaboração dos programas das candidaturas e encontrando-se ausente no gozo de férias diversos candidatos não é viável iniciar os debates antes do próximo mês de Setembro.
Pelas razões supra expostas não poderão os candidatos desta candidatura participar nos debates agendados.
Reiteramos a disponibilidade dos seus candidatos em participar em entrevistas e debates, a partir do próximo mês de Setembro, desde que acordada previamente entre as diversas candidaturas e os realizadores a data, garantida a isenção e imparcialidade dos realizadores.
Por Mangualde, sempre;
Sobral Abrantes